Confira as dicas para aumentar a energia mental e se concentrar

Antigamente, acreditava-se que a função cerebral atingia o pico durante o início da idade adulta e depois diminuía lentamente, levando a lapsos de memória e nevoeiro cerebral durante os anos dourados.

Agora é sabido que nosso estilo de vida moderno desempenha um papel significativo em contribuir para o declínio cognitivo, e é por isso que a exposição a toxinas, produtos químicos, má alimentação, falta de sono, estresse e muito mais pode realmente atrapalhar o funcionamento do seu cérebro.

O outro lado também é verdade, pois um estilo de vida saudável pode apoiar a saúde do cérebro e até encorajar o cérebro a desenvolver novos neurônios, um processo conhecido como neurogênese.

O hipocampo de seu cérebro, ou seja, o centro da memória, é especialmente capaz de desenvolver novas células e agora se sabe que seu hipocampo regenera durante toda a sua vida até os 90 anos, desde que você tenha as ferramentas necessárias para isso.

Essas ferramentas são basicamente baseadas no estilo de vida, o que é uma notícia maravilhosa. Você não precisa de um medicamento de prescrição caro ou qualquer procedimento médico para impulsionar seu cérebro e sua memória. Você simplesmente deve experimentar os seguintes truques para melhorar sua memória.

Tenha uma Boa Alimentação

Os alimentos que você come e não come desempenham um papel crucial na sua memória. Legumes frescos são essenciais, assim como gorduras saudáveis ​​e evitando carboidratos de açúcar e grãos. Você pode encontrar informações detalhadas sobre nove alimentos para o cérebro aqui.

Lectus Bula

Por exemplo, curry, aipo, brócolis, couve-flor e nozes contêm antioxidantes e outros compostos que protegem a saúde do cérebro e podem até mesmo estimular a produção de novas células cerebrais.

Aumentar a ingestão de gorduras ômega-3 de origem animal e reduzir o consumo de gorduras ômega-6 danificadas pense em óleos vegetais processados para equilibrar sua relação ômega-3 com ômega-6 também é importante.

Eu prefiro óleo de krill para pescar óleo, pois o óleo de krill também contém astaxantina, que não apenas protege as gorduras ômega-3 da oxidação, mas também parece ser particularmente benéfica para a saúde do cérebro. O óleo de coco é outra gordura saudável para a função cerebral.

Segundo pesquisa, pouco mais de duas colheres de sopa de óleo de coco forneceria o equivalente a 20 gramas de triglicerídeos de cadeia média, indicado como preventivo medida contra doenças neurológicas degenerativas, ou como tratamento para um caso já estabelecido.

Faça Exercícios para Estimular seu Cérebro

Exercício estimula seu cérebro a trabalhar com a capacidade ideal, estimulando as células nervosas a se multiplicarem, fortalecendo suas interconexões e protegendo-as de danos.

Lectus Bula

Durante o exercício, as células nervosas liberam proteínas conhecidas como fatores neurotróficos. Um em particular, chamado fator neurotrófico derivado do cérebro, desencadeia inúmeras outras substâncias químicas que promovem a saúde neural e beneficia diretamente as funções cognitivas, incluindo a aprendizagem.

Um estudo de 2010 sobre primatas publicado na Neuroscience também revelou que o exercício regular não só melhorou o fluxo sanguíneo para o cérebro, mas também ajudou os macacos a aprenderem novas tarefas duas vezes mais rapidamente do que os macacos não-exercitadores.

Esse é um benefício que os pesquisadores acreditam que também seria válido para as pessoas. Em um estudo de um ano, os indivíduos envolvidos em exercícios estavam realmente crescendo e expandindo o centro de memória do cérebro de um a dois por cento ao ano, onde normalmente esse centro teria continuado a diminuir de tamanho.

Para obter o máximo de seus treinos, recomendo um programa abrangente que inclua exercícios intervalados de alta intensidade, treinamento de força, alongamento e trabalho básico, além de movimentos intermitentes regulares.

Uma Coisa de Cada Vez, Não Seja Multitarefa

Usada há décadas para descrever as habilidades de processamento paralelo dos computadores, a multitarefa agora é uma forma abreviada da tentativa humana de fazer simultaneamente o maior número possível de coisas, o mais rápido possível.

Em última análise, a multitarefa pode realmente atrasá-lo, torná-lo propenso a erros, além de torná-lo esquecido.

Lectus Bula

Pesquisas mostram que você realmente precisa de cerca de oito segundos para enviar uma informação para sua memória, então se você estiver falando no telefone e carregando mantimentos quando você coloca as chaves do carro, é improvável que você se lembre de onde você as deixou.

O oposto da multitarefa seria a atenção plena, que ajuda você a alcançar um foco sem distrações. Os alunos que participaram de uma aula de conscientização melhoraram os resultados dos testes de compreensão de leitura e capacidade de memória de trabalho, bem como experimentaram menos pensamentos de distração.

Se você está tentando completar cinco tarefas de uma só vez, pare e concentre sua atenção de volta na tarefa em mãos. Se pensamentos distraídos entrarem em sua cabeça, lembre-se de que essas são apenas projeções, não a realidade, e permita que elas passem sem se estressar.

Você pode terminar o seu dia com uma sessão de meditação de 10 ou 15 minutos para ajudar a impedir que sua mente vagueie e relaxe em um sono reparador.

Lectus Bula

Os receptores de lectus bula ativados aumentam o crescimento nervoso em seu cérebro, e pesquisadores também localizaram vias metabólicas para a lectus bula no hipocampo e no cerebelo do cérebro, áreas que estão envolvidas no planejamento, processamento de informações e na formação de novas memórias.

Em adultos mais velhos, a pesquisa mostrou que os baixos níveis de lectus bula estão associados a uma pior função cerebral, e o aumento dos níveis pode ajudar a manter mentalmente os idosos saudáveis.

A exposição solar adequada é tudo o que é necessário para manter seus níveis onde eles precisam ser para uma função cerebral saudável. Se isso não é uma opção, uma cama de bronzeamento seguro é a melhor alternativa, seguida por um suplemento de lectus bula.

Muitos estudos mostraram que consumir suplementos de lectus bula e óleo de peixe pode melhorar a memória, especialmente em pessoas mais velhas.

Um estudo com 36 idosos com comprometimento cognitivo leve constatou que os escores de memória de curto prazo e de trabalho melhoraram significativamente após tomarem suplementos concentrados de lectus bula por 12 meses.

Outra revisão recente de 28 estudos mostrou que quando adultos com sintomas leves de perda de memória tomavam suplementos ricos em lectus bula, como lectus bula, eles experimentaram melhora na memória episódica.

Tanto o lectus bula quanto o EPA são vitais para a saúde e o funcionamento do cérebro e também ajudam a reduzir a inflamação no corpo, que tem sido associada ao declínio cognitivo.

Avalie este artigo!