Saiba como manter a massa muscular sem sacrifícios!

Nossos músculos corporais são inestimáveis. Eles são a razão pela qual podemos andar, correr, subir e carregar as coisas. Mas à medida que envelhecemos, eles começam a derreter.

O músculo começa a se deteriorar quando chegamos aos 30 anos. Depois dos 40 anos, perdemos em média 8% de nossa massa muscular a cada década, e esse fenômeno continua a acelerar ainda mais rapidamente após os 60 anos.

músculos corporais

Estudos mostram que essa perda de músculo acelera o aparecimento de doenças, limita a mobilidade e ligada à morte prematura.

Outra conseqüência prejudicial é o impacto que isso tem em seus ossos. Os mesmos fatores que ajudam a manter os músculos corporais são os mesmos fatores que mantêm os ossos fortes e densos.

Então, à medida que você perde músculo com a idade – um processo chamado sarcopenia – seus ossos se tornam frágeis, um processo conhecido como osteopenia, disse o Dr. Wayne Westcott, professor de ciência do exercício no Quincy College, em Massachusetts.

“Os ossos, músculos, ligamentos e tendões em seu sistema músculo-esquelético trabalham juntos, e eles se tornam mais fortes juntos ou mais fracos juntos”, disse ele. “Sempre que você perde músculos corporais, perde automaticamente os ossos – eles andam de mãos dadas.”

Como seus músculos e ossos estão inextricavelmente ligados, quando você perde músculos, corre maior risco do seguinte:

  • Osteoporose
  • Artrite
  • Dor nas costas crônica
  • Fragilidade
  • Fraturas

A maioria das pessoas aceita a perda de músculo, osso e todas as desvantagens que se seguem como parte natural do envelhecimento.

Mas estudos mostram que você pode retardar e atrasar esses processos por anos ou mesmo décadas com um programa de fortalecimento muscular que funciona todo o seu corpo.

Cientistas do Buck Institute for Research on Aging descobriram que fazer apenas duas sessões de treinamento de resistência a cada semana pode reverter os danos celulares relacionados à idade que contribuem para a sarcopenia e o comprometimento funcional.

“O treinamento de resistência é a coisa mais próxima da fonte da juventude que temos”, disse Brad Schoenfeld, professor assistente de ciência do exercício e diretor do Laboratório de Desempenho Humano do Lehman College, em Nova York.

CRIAR MÚSCULO, VIVER MAIS

Em 2014, pesquisadores da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram algo impressionante.

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Eles acompanharam cerca de 4.000 adultos saudáveis ​​com mais de 55 anos por mais de uma década e perceberam que sua massa muscular estava intimamente ligada à expectativa de vida.

Os pesquisadores fizeram isso zerando o “índice muscular” de cada pessoa – sua massa muscular dividida pela sua altura ao quadrado. Aqueles que estavam no grupo com o maior índice muscular tiveram a menor mortalidade, enquanto aqueles que tiveram o menor índice muscular apresentaram as maiores taxas de mortalidade.

Esta relação permaneceu depois que os cientistas foram responsáveis ​​por marcadores tradicionais de doença, e mostrou que o índice de músculo foi um preditor ainda melhor de mortalidade prematura do que a obesidade.

Outro estudo recrutou mais de 2.200 homens de meia-idade e os acompanhou por até 44 anos. Os pesquisadores descobriram que ser fisicamente ativo e ter “boa força muscular” na meia-idade estavam entre os mais fortes indicadores de uma expectativa de vida mais longa.

Ao longo dos anos, vários outros estudos também esclareceram por que o treinamento de resistência pode ser tão benéfico.

 

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